sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EVENTOS REALIZADOS


Lembramos à todos os Pais, que durante o mês de janeiro de 2010, estaríamos realizando as matrículas de alunos novatos e veteranos.

Encerramos os nossos trabalhos, agradecendo a confiança que nos depositaram, desejando um Natal de harmonia, amor, esperanças e que as bençãos do Menino Deus fossem estendidas à todas as famílias!!


No mesmo dia foi Encerrado o do Ano Letivo com a entrega do resultado final dos alunos,em especial, aos alunos do Pré-Escolar.








No dia 18 de dezembro foi realizada a PRIMEIRA GINCANA DOS PAIS. Nossa intenção foi aproximá-los ainda mais da Escola, conscientizando-os da necessidade deste entrosamento.


Experiências mostram que quanto mais a Escola interage com seus protagonistas e com a comunidade, mais é respeitada e valorizada. Precisamos buscar a GESTÃO DEMOCRÁTICA pela participação popular, como forma de melhorar o desenvolvimento pedagógico da Escola.

























Ocorreu no dia 16 de dezembro a PRIMEIRA GINCANA CULTURAL da Escola.Os alunos apresentaram danças típicas, exposição de animais, maquetes doRio Jaguaribe,peças fabricadas com material reciclável, arrecadação de alimento, etc.


A equipe vencedora, SEXTO ANO A, deu um exemplo de solidariedade quando, ao término da gincana, fez a doação de todo alimento arrecadado à uma família carente do Bairro São Jose.










MÊS de DEZEMBRO :




No dia quatro de dezembro foi realizada a XXV FEIRA de CIÊNCIAS da Escola. Recebemos a visita de uma equipe do STTRANS que veio orientar as crianças sobre as normas de trânsito. Muitos trabalhos foram apresentados.









Outras duas aulas campo foram ministrdas na IGREJA de SÃO FRANCISCO, em João Pessoa, onde os alunos observaram so de talhes na pintura do teto e dos murais de azulejo. Na entrada do Adro, ergue-se o secular Cruzeiro em calcário e as águias bicéfalas simbolizam a supremacia da Igreja Católica.




A CAPELA DOURADA é uma verdadeira jóia barroca!






Os alunos também visitaram o HOTEL GLOBO, parte do cenário da Revolução de 1930, em João Pessoa.

















A professora Madalena e a orientadora Maria Eunice, conduziram os nossos alunos pelas trilhas do Jardim Botânico localizado na "Mata do Buraquinho"( Mata Atlântica), onde ministraram uma aula campo a respeito do habitat de vários animais e da diversidade da flora lá existente.







No mês de novembro os professores Edvaldo Tomaz e Suely Dantas planejaram uma aula campo para os alunos da segunda fase do fundamental, na FORTALEZA de SANTA CATARINA, em Cabedelo, às margens do Rio Paraíba.




A fortaleza foi construída em 1586 pelo governador Frutuoso Barbosa, que reconheceu a necessidade da sua edificação para defesa da cidade de Nossa Senhora das Neves( João Pessoa) dos ataques holandeses.



No DIA do PROFESSOR, os alunos os homenagearam com festinhas, em cada sala de aula. Logo após, a Direção os recepcionou na própria Escola. Na ocasião, foram feitos agradecimentos pela colaboração,pelo carinho e pelo compromisso com a Educação.


O PROFESSOR DO FUTURO


(Gabriel Perissé)

"Para ensinarmos um aluno a inventar precisamos mostrar-lhe que ele já possui a capacidade de descobrir"(palavras do filósofo-poeta Gaston Bachelard).
O professor, como os artistas, provoca o amor pelo conhecimento, um amor que já existia em nós, mas estava adormecido.
O professor , como os profetas, desencadeia um processo de descoberta pessoal que, por sua vez, ativa nosso poder criador.
Desencadear é retirar o cadeado.
O professor liberta seu aluno. E os melhores alunos largam as mãos do mestre, depois de descobrir sua capacidade de andar sozinhos, de correr sozinhos, de voar mais alto.
Muitos estudandes andam presos e por isso deixam de andar. Estão paralizados pelo medo, pela falta de horizontes. Estão perplexos, olhando sem ver, ouvindo sem escutar, falando sem dizer, lendo sem entender, escrevendo sem pensar.
Muitos estudantes estão na cadeia do desânimo, não sabem abrir caminhos com a força de seus passos.
Muitos estudantes são vítimas de uma reação de cadeia. Não agem, só reagem. Mal se defendem do mal. Passam de ano sem passar. Passam sem pensar. São passados para trás. Sem saber por quê e por quem. Passam mas não ficam. Ou passam e continuam presos ao passado.
O professor do futuro( e de sempre) deve ensinar, no presente, não o método que passa( e até faz passar...), mas a alma que permanece.
Deve ensinar, não a única resposta certa em meio à múltipla escolha, mas a capacidade de cometer erros criativos, de ver que um fracasso, didaticamente, vale mil sucessos.
Ensinar, não a opção correta, a única porteira pela qual a boiada passa, de cabeça baixa, para o matadouro, mas a coragem de pular no escuro( se for preciso) e com os olhos abertos.
Transmitir, não o conhecimento mastigado, a ração, mas despertar no aluno a vontade de mastigar por conta própria, de usar a razão, de saborear conhecimentos tradicionais e inéditos.
O PROFESSOR do FUTURO ensina, não o caminho das pedras, mas o amor às pedras que existem em todos os caminhos.







O DIA da CRIANÇA foi comemorado no turno da manhã, com distribuição de brindes, com a inauguração do nosso Refeitório e com uma diversidade de brincadeiras, dentre elas , um pula pula.



MENSAGEM ( Minutos da Sabedoria)


Todas as vezes que olhar para uma criança, levante seu pensamento em ação de graças a Deus, que jamais abandona seus filhos.

A criança é a esperança de hoje, na realização de amanhã. E a certeza de que a terra está sempre a renovar-se, recebendo cada dia novos habitantes que lhe vem trazer a contribuição de seu trabalho e de sua capacidade, para o progresso do mundo.





A escola recebeu um grupo do SESC com o "PROJETO LIVRO SESC EM AÇÃO", onde os alunos tiveram a oportunidade de ler e escrever pequenos livros, que foram encaminhados à coordenação do Projeto.










O DESFILE DO DIA SETE DE SETEMBRO percorreu as ruas dos bairros João Agripino, Brisa Mar e Jardim Luna. Exploramos o tema "A
Criança é o Amanhã "e foi realizado sob as notas da Banda composta pelos próprios alunos da Escola.
A Banda surgiu de uma oficina voluntária, ministrada pela diretora Clenilda Ramos no Programa Escola Aberta. Já foram feitas várias apresentações em escolas e em eventos no Bairro São José.



O DIA do ESTUDANTE foi planejado pelas Professoras Maria Suely Dantas, Ana Fábia e Madalena.Organizaram um "CAÇA TALENTOS" e vários alunos se destacaram. O caso de Alessandra Martins, João Paulo , Brenda , etc.
"O pássaro foi feito para voar e nós também fomos feitos para voar! É preciso desamarrar-se , soltar-se totalmente de tudo e de todos, para poder voar com total liberdade e segurança " (Frei Battistine).


MENSAGEM AO ESTUDANTE

Aproveite o tempo ao máximo! Aproveite o período escolar para aprender e não apenas para passar de ano.
Forme uma base de conhecimentos sólidos, que lhe garantam a vitória na vida.
Estamos vivendo no século da luz: não se deixe arrastar por ilusões, embora bem intencionadas!
Se não compreende alguma coisa, não a rejeite. Procure aprofundá-la pelo estudo.
Ñão se conforme com a pior das escravidões, que é a escravidão mental.
Nascemos para ser livres e só o seremos quando raciocinarmos livremente!!










o DIA do FOLCLORE, a escola realizou uma exposição aberta ao público e na ocasião foram apresentadas danças típicas e o GRUPO do BUMBA MEU BOI da Escola Capitulina Sátyro, que surgiu de uma brincadeira da diretora Clenilda Ramos, apresentou-se sob sua orientação.




A Escola festejou o SÃO JOÃO em clima de forró e da apresentação de uma quadrilha e de danças, onde participaram alunos de todas as turmas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário